Login:  
Senha:

 

 

EXPANSOR (aparelho removível com parafuso expansor)

O aparelho removível com expansor tem sua preconização para a fase da dentadura decídua e mista, tendo uma infinidade de indicações ortodônticas e ortopédicas nos tratamentos odontológicos, mas sua principal função é na correção da mordida cruzada posterior, que tem sido relatada como sendo uma das mais prevalentes más oclusões em crianças na dentadura mista e na dentadura decídua, somente perdendo para a mordida aberta anterior. Este aparelho removível com expansor proporciona uma mudança significante nas distâncias intercaninos e intermolares.

O aparelho com expansor pode ser utilizado para corrigir mordidas cruzadas posteriores uni e bilaterais que envolvam vários dentes quando a discrepância na largura entre os primeiros molares e pré-molares superiores e inferires for maior que 4mm4.

Os autores que defendem o uso deste aparelho argumentam que a maior vantagem dos aparelhos removíveis é que eles podem ser removidos pelo paciente quando o ambiente social assim o indicar, e ainda, que a expansão lenta (promovida pelo expansor removível) produz menos resistência tecidual nas estruturas contínuas à maxila e melhor formação óssea na sutura intermaxilar, e que estes dois fatores ajudam a minimizar a recidiva pós-expansão.

Ativação

A ativação preconizada por diversos autores é de ¼ de volta por semana até o descruzamento da mordida com sobrecorreção de até 1mm de cada lado, pelo período médio de 8,5 meses (4 a 11 meses)

 

  Praça Major Carlos Neves, 36 | Dois Córregos, SP | peo@peo.com.br     laboratorio@peo.com.br laboratorio@peo.com.br